Rua Vítor Cordon, nº 9 a 13, Lisboa

Os trabalhos de acompanhamento arqueológico realizados na Rua Vítor Cordon nº 9 a 13, em Lisboa, visaram a minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais a serem afectados pela (re)construção de um novo edifício habitacional nesse espaço, tendo decorrido entre 30 de Julho de 2007 e 12 de Novembro de 2008.

A localização do imóvel insere-se em zona de nível 1 do PDM da cidade de Lisboa, o que implicou ser alvo de um acompanhamento minucioso e permanente de todos os levantamentos de terras, quer se tratassem de pequenas sondagens de obra, quer da abertura de valas e poços de maior dimensão. Com efeito, efectuou-se o acompanhamento da escavação geral no interior do edifício e pátio e da abertura de poços para implantação de sapatas.

Foram detectadas 13 estruturas de interesse arqueológico e patrimonial. As características das estruturas identificadas levaram-nos a crer que se tratariam das paredes de um edifício anterior ao actual (século XVIII), que acompanhava topograficamente o próprio declive do terreno. A nível dos materiais recolhidos, para além de cavilhas de porta, foram exumados fragmentos de cerâmica comum e vidrada, azulejo, faiança e porcelana (séc. XVII-XVIII/ XIX). Salientou-se ainda a identificação e recolha significativa de sílex (descontextualizado) nas camadas superiores do espaço do logradouro.

Confirmou-se, assim, uma vez mais, a importância deste tipo de intervenções, considerando-se cumpridos os objectivos de minimização estipulados no Plano de Trabalhos apresentado ao Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico.