Bloco de Rega de Orada – Amoreira, sítio Corça 1

Estes trabalhos enquadraram-se numa perspectiva de minimização de impactes sobre o património cultural decorrentes da empreitada de construção do Bloco de Rega de Orada – Amoreira (fase prévia à obra). Levaram-se a cabo acções de minimização, em parte revestidas de uma natureza de diagnóstico, nomeadamente no caso das escavações arqueológicas, em que se pretendia recolher informações sobre os sítios a afectar.

Correspondente ao número de inventário 5 do Estudo de Impacte Ambiental, o sítio Corça 1, classificado de cronologia romana, situa-se numa elevação a sudoeste do marco geodésico dos Torrejões, no concelho de Serpa. Nos trabalhos de prospecção então efectuados identificaram-se fragmentos de cerâmica comum e de construção, escória e fragmentos de opus signinum.

Pelo facto do sítio referido ser atravessado a meia encosta pela vala de uma conduta, procedeu-se à escavação de 7 sondagens (64m² no total), não se tendo observado a presença de níveis de ocupação ou estruturas, excepto na sondagem 2. Nas sondagens 1, 3, 4, 6 e 7 surgiram apenas alguns fragmentos de cerâmica comum e de construção nos níveis superficiais, provavelmente já muito misturados devido à acção do arado.

No que respeita à sondagem 2, constatou-se que teria existido uma ocupação romana da área, verificando-se a presença de cerâmica de construção deste período (tegulas e imbrix), um fragmento de terra sigillata de produção Hispânica e vários fragmentos de dolia. Estes materiais surgiram nos depósitos escavados no exterior das estruturas negativas e em parte dos enchimentos de algumas estruturas negativas tipo fossa.

Devido ao aparecimento de várias estruturas negativas na sondagem 2, incluindo uma fossa não escavada que se prolonga para a área que iria ser afectada pela escavação da vala, propôs-se a decapagem mecânica entre as sondagens 1 e 2 e as sondagens 2 e 3 para possível detecção de mais estruturas negativas, bem como a posterior escavação das mesmas, incluindo a estrutura detectada mas não escavada.

Cofinanciado por: