Convento dos Barbadinhos (Rua Alviela), Lisboa

O acompanhamento arqueológico da implantação das redes de telecomunicações na área envolvente ao Convento dos Barbadinhos (Rua Alviela), inserida na Zona de Intervenção de Nível 2 do PDM de Lisboa, realizou-se entre 17 de Dezembro de 2008 e 19 de Janeiro de 2009.

Autorizada pelo IGESPAR, I.P. e solicitada pela Paço – Investimentos Imobiliários, S.A., a intervenção teve como intuito a minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais a serem afectados pela abertura de valas para instalação do projecto previsto para o local.

O acompanhamento realizado não revelou quaisquer evidências patrimoniais. Este facto estaria relacionado com o revolvimento do subsolo derivado da execução de trabalhos prévios relacionados com infraestruturas de canalização de água.

Em relação aos materiais, foram recolhidos alguns fragmentos de cerâmica comum, cerâmica vidrada, azulejo, faiança e osso, encontrando-se, porém, descontextualizados, como consequência de terras bastante revolvidas devido aos trabalhos prévios mencionados.