Rua António Maria Cardoso, nº 2 a 38, Lisboa

A ERA realizou trabalhos arqueológicos na Rua António Maria Cardoso, 2-38, na área adjacente à construção de um empreendimento de luxo no local da antiga sede da PIDE-DGS (nº36), e na Rua Vítor Córdon, até à esquina da Rua dos Duques de Bragança. Visou-se a minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais a serem afectados pela reposição da rede do gás.

A localização da empreitada insere-se na Zona de Intervenção de Nível 1 segundo o PDM da cidade de Lisboa, o que implicou o acompanhamento minucioso e permanente de todos os levantamentos de terras, quer se tratasse de pequenas sondagens de obra quer de abertura de vala de maior dimensão. Note-se que se trataram de trabalhos de substituição de conduta, incidindo sobre espaços já remexidos.

Adjudicado pela F.D.O Construções S.A. e concretizado entre 19 de Janeiro e 4 de Fevereiro de 2009, o acompanhamento arqueológico foi registado em fichas descritivas, em suporte gráfico e fotográfico. No decorrer do mesmo não foram identificados vestígios de carácter arqueológico.