Rua da Escola Politécnica, Praça do Príncipe Real e Rua da Alegria

No âmbito dos projectos de reabilitação de um conjunto de imóveis localizados na Rua da Escola Politécnica (n° 28-36), na Praça do Príncipe Real (Palacete Ribeiro da Cunha) e na Rua da Alegria (n° 76-104), a ERA realizou, em 2010, trabalhos preliminares de avaliação/diagnóstico arqueológico.

Estes labores procuraram obter uma caracterização do potencial científico e patrimonial dos contextos arqueológicos presentes nestes locais, através da limpeza, registo fotográfico e gráfico dos perfis das sondagens geotécnicas aí realizadas.

A leitura dos perfis foi efectuada em 11 sondagens poço, no âmbito dos trabalhos geotécnicos. Procurou-se compreender a estratigrafia presente no local, quer ao nível do faseamento dos edifícios em remodelação, quer ao nível da observação de possíveis pré-existências.

Em termos gerais, a estratigrafia observada caracterizou-se pela presença de níveis de aterro/entulho de época moderna e contemporânea, provavelmente associados às construções e remodelações dos edifícios actuais, sobre níveis naturais de magras, esverdeadas, correspondentes ao substrato geológico. Em algumas sondagens observaram-se estruturas correspondentes a anteriores fases construtivas destes edifícios.