Herdade da Abrunheira, freguesia de Urra, concelho de Portalegre

Estas acções de prospecção e inventariação do património arqueológico e arquitectónico existente na Herdade da Abrunheira, localizada na freguesia de Urra, concelho de Portalegre, foram realizadas, em 2012, pela ERA para a ECOSSISTEMA, Lda.

No seguimento de trabalhos decorridos nos anos de 2007 e 2008, no âmbito do Relatório Ambiental do Plano de Pormenor da Herdade da Abrunheira, realizaram-se trabalhos de reprospecção nos terrenos desta herdade, já enquadrados no EIA do Campo de Golfe e Projectos Associados.

A área prospectada apresentava maioritariamente terrenos de visibilidade média a média boa, com vegetação rasteira que cobria parcialmente o solo, permitindo uma visualização relativamente clara dos mesmos. Importa referir que uma parcela central do terreno se encontrava vedada e era utilizada para pastoreio, estando presentes manadas de gado bovino, tendo sido impossível realizar uma prospecção adequada da mesma.

Não se identificaram novos sítios com valor patrimonial, em relação aos anteriormente referenciados, entre os quais dez sítios com valor patrimonial de carácter etnográfico e um sítio de interesse arqueológico. No entanto, verificou-se que a maioria destes sítios ficava no exterior da área a afectar pelo projecto analisado no EIA, com excepção dos sítios da Abrunheira 2, 3 e 6.

Durante os trabalhos agora realizados, verificou-se que esta área se encontrava limpa de vegetação e com uma boa visibilidade de solo.

Apesar de a área referenciada para a Necrópole da Abrunheira se encontrar limpa de vegetação e com boa visibilidade do solo, as prospecções no local não permitiram identificar vestígios que se pudessem associar à presença deste monumento. Na restante área da herdade também não se identificaram vestígios associados a esta realidade. Assim, continuou a não ser possível identificar no terreno este sítio para o qual se conhece apenas uma referência bibliográfica.