Hotel Portugal, Rua João das Regras, n.º 4, Lisboa

Adjudicados à ERA pela empresa SOTELMO, estes trabalhos arqueológicos foram executados, entre 31 de Janeiro e 6 de Março de 2013, no decurso das obras de reabilitação do edifício sito na Rua João das Regras, n.º 4, para adaptação do Hotel Portugal. A empreitada implicava a afectação de áreas com potencial arqueológico, já que se desenvolveu numa Zona de Intervenção de nível I do PDM.

Os resultados obtidos nesta fase da intervenção permitiram a identificação de gaiolas pombalinas no vão das escadas dos pisos 1 ao 3, correspondendo às técnicas conhecidas para os edifícios desta época, bem como o registo, durante o acompanhamento das escavações no pátio interior, dos vestígios de dois muros que formavam um ângulo recto.

A análise da planimetria histórica, em especial dos planos de Filipe Folque, levou a pensar que estas estruturas podiam corresponder aos vestígios remanescentes das fundações do imóvel que adossava ao do Hotel de Portugal, demolido com a construção do Hotel Mundial. Além disso, a partir da observação dos cortes visíveis das fossas abertas para a construção dos poços dos elevadores de carga e pessoas, possibilitou-se a identificação e o registo do sistema de estacaria próprio das fundações dos edifícios pós-terramoto, no caso do poço do elevador, e dos níveis de entulho colocados na construção do actual prédio, no caso do poço do monta-cargas.

Por fim, durante a escavação da sondagem de diagnóstico no pátio interior do edifício, foi possível identificar uma das infraestruturas de saneamento contemporâneas da construção do próprio edifício, assim como os diversos níveis de entulhos depositados durante a sua construção.