Hotel Lisboa Prata Boutique, Rua da Prata, 116-122 (conservação e restauro)

Os trabalhos de musealização das estruturas arqueológicas no Hotel da Prata, em Lisboa, foram realizados pela ERA para a Irmãos Dias – Gestão Hoteleira, Lda, tendo a intervenção directa sobre os elementos e respectivo acompanhamento ocorrido entre Maio e Junho de 2013.

Os objectivos genéricos foram a limpeza e consolidação das estruturas, visando a implementação de uma estratégia de intervenção mínima que garantisse a preservação das mesmas para a referida musealização. Trata-se de muros de diferentes cronologias e formações quadrangulares, podendo corresponder a tanques de refrigeração do século XIX, conforme descritos no Plano de Musealização de Vestígios Arqueológicos desta mesma intervenção.

A estrutura central encontrava-se em bom estado de conservação, não existindo elementos pétreos ou argamassas em desagregação. Em todas as outras eram visíveis ausências de argamassas e a tijoleira dos tanques apresentava fraca aderência ao suporte. Algumas denotavam fraca consolidação de elementos pétreos e a mais antiga estrutura em argamassa exibia elevado grau de deterioração.

A recuperação foi realizada recorrendo a acções de conservação e restauro criteriosamente aplicadas consoante o estado em que os elementos se encontravam. De um modo geral, as acções consistiram em limpezas e remoção de material inapropriado, bem como em consolidações e fixações, tendo os objectivos sido concretizados.