Alto do Coruto, Escariz, Arouca

As acções arqueológicas realizadas no âmbito do empreendimento Projecto do Alto do Coruto, em Escariz, Arouca, foram adjudicadas à ERA pela Agarridos Terraplanagens e decorreram entre os dias 7 e 10 de Janeiro de 2015. Foi aberta uma sondagem de 5m2 numa área de concentração de blocos graníticos que poderiam corresponder à Mamoa 2 da Urreira descrita por Fernando Silva (2004).

A intervenção não permitiu identificar qualquer estrutura com essas características. Os blocos graníticos observados à superfície corresponderam a um muro de divisão de propriedade que tem o seu desenvolvimento para Norte da sondagem realizada.

Uma breve prospecção aos arredores do local onde foi realizada a sondagem permitiu a identificação de uma área que poderia igualmente corresponder à descrição realizada por Fernando Silva, cerca de 20m a Sul da sondagem – um aglomerado de blocos graníticos com uma depressão central e cortado lateralmente por um caminho. Face aos resultados obtidos, não foram propostas medidas de minimização adicionais.

Cofinanciado por: