Rua da Misericórdia nº 135-137, Lisboa

Os afazeres arqueológicos realizados no âmbito da Empreitada de Reabilitação do Edifício sito na Rua da Misericórdia nº 135-137, cujas obras implicaram a afectação de áreas com potencial arqueológico, decorreram em Junho e Julho de 2015. A Rua da Misericórdia encontra-se em Zona de Intervenção de nível II do Plano Director Municipal de Lisboa.

Foram realizadas sondagens de diagnóstico (sondagens 2 e 3 no Piso -1 e sondagem 1 no Piso 0) em áreas a afectar pelo projecto de execução da obra. Estes trabalhos possibilitaram a identificação, na sondagem 1, de uma estrutura fundada directamente no substrato geológico, associada a depósitos de aterro com materiais arqueológicos correspondentes a uma fase de ocupação anterior do edifício, no decurso do período Moderno.

No Piso -1, durante a escavação das sondagens 2 e 3, não foram identificados contextos arqueológicos preservados, encontrando-se as estruturas de cave e pavimento actuais directamente assentes no substrato geológico.

Por aprovação de nota técnica, foi proposta, como medida de minimização, a desmontagem parcial da estrutura identificada na Sondagem 1 (na área para poço de elevador) e protecção do remanescente com geotêxtil e areia, bem como o acompanhamento arqueológico dos trabalhos da empreitada que implicassem impactes no solo ou subsolo.

A estrutura identificada na sondagem 1 terá correspondido a um elemento arquitectónico anterior ao edificado, possivelmente datado entre o século XVII e inícios do século XVIII, depois reaproveitado como alicerce do mesmo. O decorrer dos restantes trabalhos de acompanhamento arqueológico não revelaram quaisquer vestígios arqueológicos anteriores ao actual edifício.