Gabinete da Rainha D. Amélia, Palácio da Pena, Sintra

A ERA levou a cabo trabalhos de conservação em frente da lareira em latão pertencente ao Gabinete da Rainha D. Amélia, no Palácio da Pena. Os objectivos genéricos da intervenção visaram a conservação da lareira e elementos constituintes, assentando a sua concretização na implementação de uma estratégia de intervenção que garantisse a preservação dos mesmos para o futuro.

A proposta de intervenção inicialmente apresentada consistiu na seguinte metodologia: registo fotográfico; limpeza abrasiva com pó de pedra pomes; limpeza abrasiva como acabamento com carbonato de cálcio; limpeza desengordurante (álcool); aplicação dos elementos em falta; aplicação da camada de protecção. Porém, prévios à intervenção, foram realizados testes de limpeza da superfície metálica, tendo-se optado por eleger outro tipo de tratamento de limpeza, com um detergente iónico com ácido fosfórico, de forma a não agredir a superfície.

Quantos aos trabalhos realizados, estes incluíram: desmontagem; limpeza superficial; limpeza dos produtos de oxidação das peças em ferro fundido; estabilização dos metais; produção de réplicas; aplicação de camada de proteção e polimento.

Para uma manutenção correta da peça, tendo em conta que esta se encontrava exposta a um índice de humidade muito elevado, aconselhou-se que a aplicação do inibidor de corrosão e a cera micro cristalina fosse renovada em períodos regulares de 6 em 6 meses. Em relação à limpeza, esta deveria ser feita apenas com um pano limpo, de forma a retirar poeiras e sujidades acomuladas.