Rua da Fonte, 6-12, Carnide, Lisboa

Efectuada entre 7 e 9 de Fevereiro e 6 de Março de 2017, esta intervenção enquadrou-se no projecto de construção urbana previsto para o edifício sito no nº 6-12 da Rua da Fonte, em Carnide, Lisboa. As obras de reabilitação do imóvel implicavam a afectação de áreas com potencial arqueológico, já que integram a Zona Antiga de Carnide-Luz, em vias de classificação como Conjunto de Interesse Público.

Nesse sentido, foram realizadas 3 sondagens de diagnóstico, perfazendo um total de 27 m2, implantadas na área afecta à construção de um piso subterrâneo para parque de estacionamento, de forma a obter uma boa amostragem do local. Associados às antigas edificações existentes no local, entretanto demolidas, designadamente um embasamento e dois caneiros, encontrando-se o geológico praticamente à superfície, os resultados obtidos permitiram caracterizar a área a intervir, nomeadamente no tocante à estratigrafia.

Face ao exposto, e tendo em consideração o carácter sensível de toda a zona, foi preconizada como medida de minimização a realização do acompanhamento arqueológico, pelo menos dos níveis superficiais, de modo a despistar a presença de silos ou outras estruturas negativas preservadas no sedimento geológico e afloramento rochoso. Propôs-se igualmente o desmonte acompanhado das estruturas de embasamento e caneiros registados no âmbito das sondagens de diagnóstico.

No decurso dos trabalhos de acompanhamento, não se registaram contextos arqueológicos preservados.