Avenida dos Aliados, 151-179, Porto

Realizados em 2010, estes trabalhos visaram a caracterização/diagnóstico preliminar do potencial científico e patrimonial dos contextos arqueológicos presentes na área a afectar pela Remodelação e Ampliação da Antiga Pensão Monumental, edifício sito na Avenida dos Aliados (nº 151 a 179), freguesia de Ildefonso, Porto.

O quarteirão da Pensão Monumental insere-se no Conjunto da Praça da Liberdade, Avenida dos Aliados e Praça General Humberto Delgado, conjunto em vias de classificação como IIP. A actual configuração do espaço data do início do século XX, altura em que o antigo Bairro do Laranjal (do século XVIII, cujos vestígios foram detectados aquando das obras do metro do Porto) teria sido arrasado para dar lugar à construção da nova Avenida, em 1916.

Refira-se que nunca tinham sido realizadas escavações arqueológicas no imóvel; no entanto, o local enquadra-se numa zona importante para o conhecimento da história da cidade, sendo os trabalhos de sondagem arqueológica fundamentais para a definição do efectivo potencial arqueológico e complexidade específica. Tornava-se assim possível fornecer ao promotor e às instituições tutelares garantias de segurança relativamente ao impacte que os vestígios arqueológicos podiam ter na gestão do projecto.

As áreas intervencionadas revelaram uma potência estratigráfica muito reduzida numa superfície total de 41 m2. Nesta perspectiva, foram criadas 5 sondagens manuais, tendo-se identificado: uma estrutura contemporânea (sondagem 1); estruturas de saneamento (sondagem 2); uma conduta recente (sondagem 3); valas, podendo corresponder a nascentes de água (sondagens 4 e 5).

Tendo em conta os vestígios arqueológicos detectados, e no seguimento da reunião tida no local com as entidades da tutela (IGESPAR), GAU da CM do Porto e DRCN, as medidas de mitigação de impacte a adoptar no edifício da Avenida dos Aliados deveriam passar pelo acompanhamento arqueológico, a efectuar em permanência na obra durante todos os revolvimentos de terra.

Cofinanciado por: