Circuito Hidráulico de Roxo-Sado, Vale Serrão

As sondagens de diagnóstico efetuadas no sítio de Vale Serrão, enquadradas na Minimização de Impactes sobre o Património Cultural decorrentes do Circuito Hidráulico de Roxo-Sado (Fase de Obra), decorreram em duas fases distintas.

A primeira fase teve lugar em 19 e 20 de Janeiro de 2016 e incidiu sobre uma mancha de materiais identificada à superfície, no eixo do troço 2 do Adutor Roxo-Sado. Correspondeu à abertura de 3 sondagens no total de 12 m², não tendo sido identificados contextos arqueológicos preservados.

Na segunda fase, realizada no dia 22 de Fevereiro do mesmo ano, foi intervencionada uma estrutura negativa, no total de 4 m², que revelou a presença de cerâmica manual muito fragmentada, tendo sido datada, genericamente, na pré-história recente.

Após a escavação e registo das realidades identificadas em contexto de obra, os trabalhos foram dados por concluídos, não se justificando a aplicação de medidas de minimização adicionais, além do acompanhamento arqueológico de ações com remoção de terras durante a execução do projecto.

 

Cofinanciado por: