Bloco de Rega de Brinches, Sub-Bloco Navegadas, Centirã 3

O sítio Centirã 3 foi identificado no decorrer dos trabalhos de execução do Bloco de Rega de Brinches (Serpa), tendo esta intervenção arqueológica decorrido de 22 de Novembro de 2009 a 26 de Março de 2010.

Este sítio correspondia a um conjunto de interfaces negativas em contínuo, identificadas no decurso dos trabalhos de acompanhamento da abertura da vala para a instalação da Conduta 7. Estas estruturas negativas foram identificadas após a abertura de vala, pelo que se encontravam já parcialmente afetadas.

A identificação de várias interfaces negativas em corte levou ao estabelecimento inicial de 124 m2 de escavação para que se procedesse à correta caracterização das realidades identificadas. Porém, a localização desta vala sofreu uma alteração de cerca de um metro para norte, motivo pelo qual foi necessário estabelecer uma nova área de intervenção para a escavação em plano das estruturas identificadas durante a decapagem do espaço a afetar pela segunda localização da vala, totalizando 178 metros quadrados.

Durante esta intervenção foram identificadas algumas estruturas: um hipogeu (alargamento 6 da sondagem 10), com uma deposição cerâmica associada a alguns ossos, cujo estado de conservação não permitiu concluir se os mesmos eram ou não humanos; e algumas fossas de reduzida dimensão e profundidade, sendo que a maioria não apresentava material arqueológico associado. Duas destas revelaram a presença de enterramentos humanos (sondagem 7 e alargamento 12), muito danificados pelos trabalhos de remoção de terras anteriores a esta intervenção.

Foram ainda identificados alguns materiais depostos intencionalmente sob depressões aparentemente naturais (sondagem 5), o que pareceu apontar para um aproveitamento das características irregulares do terreno.


 

Cofinanciado por: