Bloco de Rega de Ferreira, Figueirinha e Valbom, Picanheiras

Numa perspectiva de minimização de impactes sobre o património cultural decorrentes da execução do Bloco de Rega de Ferreira, Figueirinha e Valbom, os trabalhos realizados no sítio de Picanheiras decorreram de 4 a 8 de Agosto de 2009.

Neste local identificara-se uma ocorrência/estrutura negativa de época indefinida, no decurso da decapagem da camada vegetal na área da vala da Conduta 1 do Sub-bloco de Figueirinha. Tendo em conta a localização da estrutura, estabeleceu-se a realização de 1 sondagem manual, totalizando uma área de 2 m².

A intervenção permitiu identificar uma estrutura negativa, ainda que parcialmente. Esta unidade, bem como o seu depósito de colmatação, não revelou indícios de natureza patrimonial. Na verdade, a interface identificada parece ter resultado da ação de maquinaria agrícola para a plantação do olival contíguo.

O seu depósito de colmatação atestou a contemporaneidade da estrutura, pela presença de materiais sem interesse patrimonial, resultantes da acumulação de lixos superficiais e do revolvimento dos terrenos agrícolas. Assim sendo, a escavação do sítio de Picanheiras não permitiu identificar a presença de qualquer tipo de estrato, nível ou espólio de natureza patrimonial, na área delimitada pela unidade de trabalho intervencionada.

A não existência de qualquer elemento de natureza arqueológica não permitiu determinar quaisquer medidas de minimização adicionais para o espaço, dada a inexistência de elementos de relevância para análise. O processo de minimização operou-se, por este motivo, através do registo.

Cofinanciado por: