Conduta Adutora Baleizão-Quintos, Monte da Robalinha

A intervenção no sítio do Monte da Robalinha decorreu no âmbito do acompanhamento arqueológico da Conduta Adutora Baleizão-Quintos. O plano de trabalhos preconizou a escavação de 45 estruturas negativas, num total de 87,94 metros quadrados.

O sítio Monte da Robalinha possui características bem definidas de ocupação do espaço, contudo, estas deveriam ser analisadas segundo uma perspetiva dinâmica de possível diacronia. O tipo de arquitectura mais representado resume-se a estruturas negativas do tipo fossa com plano circular, paredes rectas e fundo ligeiramente concavo ou mesmo plano.             

O outro tipo de arquitetura corresponde a quatro hipogeus constituídos por antecâmara de plano retangular de acesso a câmara ovalada, sendo a transição entre estas realizada por um pequeno desnível que, aquando da escavação, se encontrava colmatado com esteios e argila negra. Por fim, um único caso de arquitetura funerária correspondente a uma cista.

Relativamente ao tipo de ocupação e sua evolução, pode referir-se que o espaço parece desenvolver-se em torno da cista e dos hipogeus, que ocupam genericamente uma zona central. A partir deste ponto parecem começar a surgir as estruturas negativas do tipo fossa que rodeiam a necrópole. Um dos pontos de interesse deste sítio é a particularidade da aparente relação entre a centralidade da cista e dos hipogeus.

                                  Sepultura.

O reduzido conjunto artefactual recolhido é bastante homogéneo, sendo composto essencialmente por fragmentos de cerâmica, fauna, indústria lítica de pedra lascada e polida, e restos osteológicos humanos. Relativamente ao conjunto cerâmico, verificou-se que as formas representadas correspondem a recipientes de formas homogéneas caracterizados por bordos direitos, peças carenadas e brunidas. A industria lítica foi representada por um reduzido número de lascas de quartzo.

O espólio votivo, identificado tanto nos hipogeus como na cista, apresentou características homogéneas, sendo composto por duas taças de carena baixa e uma taça globular. Relativamente ao restante espolio, destacou-se a grande fragmentação das peças existentes, mas também uma grande homogeneidade de formas e pastas, correspondendo genericamente aquilo que vem sendo encontrado em sítios inseridos no Bronze Pleno.

Cofinanciado por: