Bloco de Rega de Pias, Monte Barroso 2

Estes trabalhos foram adjudicados à ERA-Arqueologia pela EDIA, Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, S.A. e decorreram no dia 27 de Maio de 2012. O sítio do Monte Barroso 2 corresponde ao n.º 35 do Estudo de Impacte Ambiental do Bloco de Rega de Pias, tendo sido descrito como uma calçada de cronologia romana/medieval, situada numa das passagens do Barranco das Amoreiras.

A sondagem de diagnóstico realizada revelou a inexistência de contextos arqueológicos preservados, sendo possível que esta estrutura estivesse circunscrita à zona de passagem do Barranco como medida de minimização das subidas do leito desta linha de água. Refira-se que não foi possível aferir a cronologia da mesma, à excepção de alguns arranjos, de cronologia contemporânea, expressos na utilização de tijolo indústrial para a colmatação das falhas no troço provocadas pela erosão natural/utilização antrópica.

Desta intervenção constou ainda a memória descritiva, o registo gráfico e fotográfico e o levantamento topográfico da calçada.

Cofinanciado por: