Solar dos Falcões, Rua Latino Coelho, n.º 104, Cascais
Os trabalhos arqueológicos efetuados no âmbito do empreendimento no Solar dos Falcões, sito na Rua Latino Coelho, n.º 104, em Cascais, decorreram, numa primeira fase de diagnóstico, em Agosto de 2016, e, numa segunda fase de acompanhamento arqueológico, em Novembro de 2018.
De modo geral, as 9 sondagens efetuadas na zona exterior do Solar permitiram identificar sobretudo uma sucessão de níveis de aterro de tonalidades castanho-avermelhadas arenosas, homogéneas, assentes sobre o substrato rochoso, onde foi possível reconhecer a presença moderada de cerâmica comum e faiança enquadrável no séc. XVIII/XVII.
A sondagem 7 revelou a existência de uma estrutura prévia em alvenaria de pedra, cerâmica de construção e argamassa, possivelmente correspondente a uma estrutura do jardim do edificado antigo. Do mesmo modo, o afloramento rochoso afeiçoado na sondagem 8 parece corresponder ao negativo de uma estrutura eventualmente anterior às remodelações ocorridas no século XX.
Perante os dados obtidos na fase de diagnóstico, preconizou-se como medida de minimização o acompanhamento arqueológico dos trabalhos que implicassem a remoção de terras na área afeta à zona exterior.
No âmbito do acompanhamento, na sequência da picagem de paredes, preconizou-se a leitura e análise parietal. Apenas foram desenvolvidos trabalhos de acompanhamento arqueológico da abertura de 14 valas de inspeção estrutural do muro limítrofe exterior da propriedade.
De um modo geral, sob os níveis de circulação ou de coberto vegetal, os alicerces dos respetivos muros de propriedade assentam diretamente sobre o geológico calcário local. Apenas na vala 7 foi possível observar existência de uma calçada em calcário, muito afetada, tendo os trabalhos sido interrompidos nesta área.