Rua do Cais de Gaia, n.º 1016-1020, Vila Nova de Gaia

Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito do projeto de Reconstrução, Alteração e Ampliação de edifício (comércio e serviços) sito na Rua do Cais de Gaia, n.º 1016-1020, em Vila Nova de Gaia, decorreram entre os dias 18 e 21 de dezembro de 2017.

Após a realização das duas sondagens, foi possível concluir que a estratigrafia do local é bastante simples, sendo constituída essencialmente por camadas de aterro/nivelamento. A única situação de destaque está relacionada com a pequena canalização associada à casa, presente na sondagem 2.  

Em relação aos poucos materiais observados (10 fragmentos cerâmicos na sondagem 1 e 5 fragmentos cerâmicos na sondagem 2), recolhidos em contextos já bastante alterados do ponto de vista estratigráfico, estes apontam para uma cronologia moderna/contemporânea. 

Propôs-se, para a fase de obra, como medida de salvaguarda, o subsequente acompanhamento arqueológico de todos os trabalhos que implicassem a afetação do subsolo (abertura de valas, escavações, movimentações de terras, entre outros) a realizar por parte da empreitada. No contexto do acompanhamento arqueológico, deveria ser realizado o registo gráfico e fotográfico da canalização com muro em alvenaria de pedra detetada na sondagem n.º 2.

Cofinanciado por: