Villa Romana de Santa Catarina de Sitimos, Alcaçer do Sal
Os trabalhos de prospeção geofísica realizados, em outubro de 2019, no âmbito do projeto de investigação na Villa Romana de Santa Catarina de Sítimos foram adjudicados pela Câmara Municipal de Alcaçer do Sal. Estes enquadraram-se numa perspetiva de investigação e valorização do sítio arqueológico pelo município de Alcácer do Sal, centrando-se na identificação dos limites da vila nos terrenos de propriedade da CMAS.
Os dados obtidos podem ser interpretados em função das características dos projectos que ali se desenvolvem. Por um lado, as imagens produzidas podem ser consideradas um valioso auxílio para a estratégia futura das intervenções arqueológicas, permitindo a colocação de sondagens em áreas concretas. Por outro, a confirmarem-se a presença de determinadas estruturas, agora consideradas como anomalias, os dados obtidos poderão ser novamente tratados e afinados, produzindo uma imagem mais fiel ao registo arqueológico e permitindo uma reconstituição da planimetria estrutural dos sítios.
Assim, os resultados obtidos permitiram reconhecer a área dos derrubes das estruturas arqueológicas, estabelecendo zonas de arqueologia. Por outro lado, e apesar de todos os condicionalismos existentes, permitiram observar uma série de alinhamentos e compartimentos que apresentam uma disposição geométrica idêntica à das estruturas intervencionadas.
Por fim, e considerando que o projeto de investigação e valorização do sítio tem continuação, considerou-se que a área sujeita à prospeção magnética poderia ser alargada, nomeadamente para S e E, mesmo que seja pelos sinais de derrube. Propôs-se também a utilização de outros métodos geofísicos nas áreas mascaradas pelos derrubes, nomeadamente a utilização da resistividade eléctrica e/ou GPR para uma melhor definição dos compartimentos. Seria também interessante percorrer as ruas da povoação com o método do Georradar.