Herdade da Rouca, freguesia do Cano, Portalegre
Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito do projeto de reconversão agrícola definido para a Herdade da Rouca, na freguesia do Cano, em Portalegre, decorreram entre os dias 12 e 30 de janeiro de 2021. De acordo com o plano de trabalhos aprovado, estes consistiram numa primeira fase de pesquisa e elaboração de base de dados, seguida de prospeção arqueológica.
Foi prospetada a totalidade da área a explorar, tendo sido identificados 7 novos sítios, 6 de cronologia medieval/moderna/contemporânea e um de cronologia da pré-história recente. Neste último sítio procedeu-se à utilização de métodos de prospeção geofísica de forma a caracterizar melhor a realidade e delimitar uma área de proteção, definindo assim com mais precisão as medidas de minimização a adoptar.
Estes trabalhos mostraram uma ocupação humana do território desde a pré-história até aos nossos dias, contribuindo com novos dados para o conhecimento da presença humana na região. Nesse âmbito, os resultados obtidos seriam alvo de um artigo científico a publicar em revista da especialidade.
As medidas de minimização propostas basearam-se em pressupostos metodológicos adaptados às características das reconversões agrícolas e amplamente utilizados. Nesse sentido, e face à avaliação realizada, nos sítios Herdade da Rouca 1 a 6 propôs-se que não fossem implantadas valas do sistema de rega nas áreas delimitadas pelos polígonos amarelos – que correspondem ao limite máximo da dispersão de materiais – e que no sítio Herdade da Rouca 7 fosse criada uma área de proteção que ficaria salvaguardada como reserva arqueológica.
Todos os sítios foram sinalizados no terreno, tendo sido delimitadas as áreas de reserva e outras onde se propôs que não passassem valas do sistema de rega a implantar.
Durante o período de exploração e também na fase de desativação, as condições aqui preconizadas deveriam ser cumpridas. Recomendou-se, por fim, que este relatório técnico fosse transmitido em caso de cessação, venda ou arrendamento da propriedade.