IC1 - Costa da Prata, Lanço Miramar/Madalena

Nos dias 12 e 13 de Março e 30 e 31 de Julho de 2002, foram realizadas prospecções sistemáticas no sublanço IC1 – IP1, Sublanço Miramar – ER1.18 e Sublanço EN 109 – ER1.18 do lanço Miramar - Madalena da auto-estrada IC1.

Estes trabalhos, devidamente autorizados pelo Instituto Português de Arqueologia, foram realizados pela ERA-Arqueologia para a Agri.Pro Ambiente, S.A.. Considerando as recomendações da Comissão de Avaliação do Estudo de Impacte Ambiental, traduziram-se na realização de um trabalho sistemático de prospecção arqueológica ao longo do corredor definido para a implantação da via previamente à fase de construção, e no planeamento atempado de intervenções que viessem a tornar-se necessárias.

À semelhança de noutros sublanços da IC1, na área prospectada, face às dificuldades de visualização do terreno pela densa vegetação, só foi possível reconhecer património arquitectónico edificado, para o qual foram propostas medidas de minimização.

Salientou-se também a necessidade de um acompanhamento arqueológico sistemático e contínuo em todas as áreas afectadas pela construção deste sublanço, como meio de prevenção de eventuais destruições do património arqueológico e arquitectónico impossível de identificar no decorrer deste trabalho.

 

Cofinanciado por: