Bloco 9 - Cerros Verdes 4

O sítio arqueológico designado por Cerros Verdes 4, cartografado com o nº 165 no mapa 12 do Quadro Geral de Referência do património arqueológico do regolfo da  barragem de Alqueva (SILVA, 1996: 141) e correspondendo ao número de inventário 961316 (491), foi identificado nas prospecções realizadas no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental do Empreendimento do Alqueva (SILVA, 1986).

No relatório efectuado, o sítio é atribuído ao Neolítico / Calcolítico com base em vestígios recolhidos à superfície: fragmentos de cerâmica manual, seixos e lascas de quartzito.

Localizando-se à cota de 149.10 m (150 m de acordo com os dados do Quadro Geral de Referência da EDIA), este sítio foi directamente afectado pelo regolfo da barragem de Alqueva (SILVA,1996). Este facto significa que o sítio será particularmente sensível a avanços e recuos dos níveis da água, ou seja, a um acentuado desgaste por erosão.

Apesar de aparentemente podermos considerar os diferentes núcleos detectados como relativamente contemporâneos, nada nos permite realizar essa leitura de forma segura. Tal como, ao nível da utensilagem, os dados são demasiado escassos, não permitindo enquadramentos cronológicos para a utilização das estruturas.

Das estruturas refira-se que, morfologicamente, se enquadram no que podemos considerar, ainda de forma provisória,  uma tradição construtiva que assentou até aos nossos dias no recurso sistemático aos materiais disponíveis na área, de que se destaca o quartzo e a terra. Deste elemento não temos registo directo, já que até ao momento não nos surgiram vestígios conservados de construções com terra, tipo taipa, mas a ausência de derrubes em todos os sítios intervencionados no blocos 5 e 9, indiciam a sua sistemática utilização.

O sítio arqueológico, que pela dispersão de elementos de restos de construção visíveis à superfície deverá ser relativamente pequeno, parece-nos que poderá representar um casal agrícola, relacionado com a exploração local assente numa pequena agricultura e no pastoreio. A presença de elementos que indiciam um fundo indígena importante podem apontar para populações relativamente isoladas e muito enraizadas nestes territórios.

A relação deste sítio com outros que vão sendo conhecidos para a região e enquadráveis no Bronze Final / Ferro, é ainda impossível de estabelecer, tal como a ligação entre pequenos núcleos habitacionais, como parece ser o caso de Cerros Verdes 4, e verdadeiros povoados, com dimensões apreciáveis não é ainda conhecida.

Transitou do Bloco 5 para o Bloco 9.

 

Cofinanciado por: