Edifício da Calzedonia, Rossio, Lisboa

Os trabalhos de caracterização da técnica construtiva, estado de preservação e proposta de intervenção das cantarias das fachadas e dos painéis de azulejos no edifício da Calzedonia, no Rossio, tiveram lugar durante o mês de Julho de 2008. Esta intervenção foi adjudicada à ERA-Arqueologia pelo atelier de arquitectura Entreplanos, Lda.

O objectivo foi identificar e documentar o património histórico integrado no edifício, definir a sua relevância e extensão no seu contexto actual e, também, caracterizar o tipo e intensidade das patologias existentes, suas causas e consequências.

Assim, ficou definida a situação de referência que funcionaria como elemento de trabalho para balizar a intervenção de recuperação e reconversão dos espaços. Além disso, fez parte integrante deste trabalho a definição de métodos e técnicas de conservação e restauro de modo a reforçar fisicamente os elementos patrimoniais e minorar os processos de degradação em curso.

A intervenção compôs-se por duas partes distintas: uma respeitante às cantarias das fachadas e a outra aos azulejos. Cada uma destas partes foi subdividida em três aspectos fundamentais, que se complementaram: caracterização descritiva, levantamento gráfico ou ortofotográfico e plano de intervenção para recuperação do referido património.

 

Cofinanciado por: