Santa Suzana, Redondo, Évora

No âmbito do projecto de investigação Santa Suzana Archaeological Program 2017, estas acções arqueológicas foram adjudicadas à ERA pela PortAnta Associação de Arqueologia Ibérica e decorreram em Junho de 2017. Santa Suzana é uma aldeia alentejana situada na freguesia do Redondo, concelho do Redondo, Distrito de Évora.

Os trabalhos de prospecção geofísica enquadraram-se numa perspectiva de investigação e valorização do sítio arqueológico de Santa Suzana. Numa área de cerca de 15 000 m2, o objectivo foi a obtenção de uma imagem detalhada das estruturas existentes no local, auxiliando, desta forma, a interpretação do sítio e permitindo uma programação mais detalhada de futuros trabalhos de escavação arqueológica.

Os dados obtidos podem ser interpretados em função das características do projecto que ali se vem desenvolvendo há alguns anos. Por um lado, as imagens produzidas podem ser um valioso auxílio na estratégia futura da intervenção arqueológica, permitindo a colocação de sondagens em áreas concretas. Por outro, a confirmar-se a presença de determinadas estruturas, consideradas como anomalias, os dados obtidos poderão ser novamente tratados e afinados, produzindo uma imagem mais fiel ao registo arqueológico e permitindo uma reconstituição da planimetria estrutural do sítio.

Uma outra possibilidade aberta por estes trabalhos poderá ser comparar a dispersão das anomalias magnéticas com o trabalho de prospecção de superfície a realizar pela equipa do projecto.

Cofinanciado por: