Construção da Conduta Adutora entre o R. do Alto de Carenque e o R. das Mercês

A ERA desenvolveu trabalhos de prospecção arqueológica prévios ao início da empreitada da Construção da 2ª Fase da Nova Conduta Adutora entre o R. do Alto de Carenque e o R. das Mercês – Troço entre o R. do Alto de Carenque e a Ribeira da Carregueira, solicitados pelo SMAS Sintra.

O objectivo primordial foi o cumprimento das medidas expostas na DIA, com incidência sobre as áreas que não haviam sido prospectadas na fase anterior e não revelaram a existência de quaisquer elementos de carácter patrimonial, etnográfico ou arqueológico.

Face aos resultados, propôs-se para a fase de execução do projecto (fase de obra) a realização de trabalhos de acompanhamento arqueológico durante todas as acções de desmatação, escavação, terraplenagem ou qualquer outra movimentação de terra. Dadas as condições de terreno, sugeriu-se que após o acompanhamento da desmatação fosse realizada uma prospecção arqueológica sistemática das áreas que anteriormente apresentaram visibilidade nula ou reduzida.

Por fim, aconselhou-se a sinalização ou vedação das ocorrências patrimoniais dentro da área de estudo que pudessem sofrer afetação pela movimentação de máquinas, nomeadamente as possíveis estruturas negativas/sepulturas identificadas nas proximidades das Grutas Artificiais de Carenque.