Ponte Romana da Catribana, Sintra
A realização da sondagem de diagnóstico teve como objectivo a caracterização do aparelho construtivo da ponte, de forma a fornecer dados que sustem o Projecto de Recuperação da ponte e da calçada.
Realizou-se uma sondagem no lado sul da ponte, implantada transversalmente à estrutura, com 3m² de área, tendo atingido 0, 50 cm de profundidade. Registaram-se quatro depósitos distintos, que encostavam às paredes laterais da ponte. A componente artefactual recolhida (telha industrial, faiança pó pedra e azulejos) indica uma cronologia dos séculos XIX-XX para a formação destes contextos, que podem ser relacionados com um último momento de acções de preservação da estrutura.
Por razões de segurança, já que as paredes laterais se encontravam muito expostas pela presença de raízes, não foi possível continuar os trabalhos de escavação, o que seria importante para a percepção da dinâmica construtiva da ponte, assim como para comprovar a sua cronologia de fundação.
Os trabalhos realizados respeitaram os termos da legislação em vigor (Dec-Lei 270/99 de 15 de Julho – Regulamento dos Trabalhos Arqueológicos; Dec-Lei 287/2000, Lei nº 107/2001 de 20 de Setembro; Despacho IGESPAR 12 de Agosto de 2010 - Fotografia)