Palácio Nacional de Queluz (remodelação da rede de águas residuais)

Realizados no âmbito do projeto de remodelação da rede de águas residuais do Palácio Nacional de Queluz (fase 2), este trabalhos arqueológicos decorreram entre os dias 28 de Novembro de 2016 e 26 de Outubro de 2017.

Efetuou-se a abertura de sondagens de diagnóstico (implantadas no local das caixas de visita a serem futuramente construídas) e o acompanhamento arqueológico da abertura das valas de ligação entre as respetivas caixas. As intervenções foram efetuadas em três troços (troço 5, troço 6 e troço 7), cuja localização abrange o jardim e pomar da Cozinha Velha, o Pavilhão Dona Maria e o Largo Dona Maria I.

Ao longo da intervenção identificaram-se várias estruturas hidráulicas associadas à rede de águas residuais do Palácio Nacional de Queluz. De forma a preservar estas estruturas arqueológicas, sempre que possível alterou-se a localização da implantação das sondagens ou desviou-se as valas de ligação. Não obstante, quando tal opção não era viável, procedeu-se ao seu desmonte, no estritamente necessário à prossecução dos trabalhos afetos à empreitada, após autorização da Direcção-Geral do Património Cultural.

Cofinanciado por: