Barragem dos Minutos

O processo de minimização de impactes sobre o património arqueológico, tendo em conta as diferentes escalas, foi assumido com bastante rigor. O que permitiu que o conhecimento arqueológico desta realidade rural, com tão elevado número de sítios intervencionados (ainda que parcialmente), não tenha paralelo no país. Pelo que se assume como um dos mais importantes resultados científicos de todo este processo.

Nestes trabalhos efectuou-se o levantamento topográfico, a limpeza e a selagem em todos os sítios, sendo que 17 foram também sujeitos a escavações arqueológicas.

De entre os principais resultados destacam-se os proporcionados por contextos de cronologia tardo romanos e alto medieval. Efectivamente, entre as intervenções realizadas ao longo de todo o processo de minimização (nos últimos 4 anos), vários dos sítios revelaram diferentes edifícios e estruturas destes períodos, incluindo contextos funerários.

Destacam-se, nestes períodos cronológicos, os sítios da Fonte da Senhora 3; Amoreirinha 8, Amoreirinha 16, Cerro do Godelo 3 e Cerro do Godelo 7, a que se juntam os dados proporcionados pelos habitats da Amoreirinha 16, Ribeira do Matoso 2, Minutos 9, Minutos 11, Cerro do Godelo 8 e pela necrópole da Fonte da Senhora 7, resultantes de trabalhos efectuados nas primeiras etapas desta intervenção.