Fonte da Senhora 7

Os trabalhos arqueológicos realizados, entre os dias 7 de Maio e 13 de Julho de 2001, no sítio Fonte da Senhora 7 integraram-se no plano de minimização de impactes sobre o património arqueológico na área do regolfo da Barragem dos Minutos (Montemor-o-Novo). Resultaram da descoberta de vestígios arqueológicos de natureza e época indeterminados no decorrer de trabalhos de extracção de terras para construção do paredão da Barragem.

A escavação permitiu identificar e caracterizar contextos funerários enquadrados numa necrópole de inumação de época romana tardia, da qual se conservam quinze sepulturas com abundante espólio associado. Apesar de não terem sido recolhidos ossos humanos, a tipologia e arquitectura das sepulturas e as características dos conjuntos artefactuais encontrados no seu interior e relacionados com os preceitos de ritualização da morte, comprovaram a utilização deste espaço como sepulcro durante um período genericamente correspondente ao século IV.

Vasos encontrados.

Esta ocupação tardo-romana sofreu algumas perturbações pós-deposicionais, documentadas pela destruição e/ou violação de quatro das sepulturas identificadas, em época indeterminada.