Barragem dos Minutos - 11

À semelhança de outros, este trabalho surgiu no âmbito das medidas de minimização na área do regolfo da barragem dos Minutos, tendo decorrido entre os dias 12 e 27 de Dezembro de 2001. O sítio foi identificado durante a desmatação do regolfo, sendo então descobertas as ruínas de um edifício de área bastante modesta.

Os materiais à superfície indiciavam uma cronologia de época tardo romana/alto medieval, pelo que foi necessário proceder à realização de uma sondagem de diagnóstico. A escavação teve como objectivos principais a clarificação de aspectos relativos à ocupação humana neste espaço, nomeadamente através da compreensão dos vestígios arqueológicos e a avaliação e caracterização do seu valor científico e patrimonial.

Vista do sítio.

Os trabalhos colocaram a descoberto um edifício de planta bastante simples, construído em dois momentos distintos. Numa primeira fase, ergueu-se uma casa com apenas uma divisão de planta rectangular, sendo a dado momento adossada uma segunda divisão à parede NE. Os elementos que permitiram avançar com uma cronologia para este sítio foram as telhas grosseiras decoradas e a cerâmica comum de cozedura redutora e de formas fechadas que, como já se disse, indiciaram uma ocupação tardo romana/alto medieval.