Rua da Conceição e Outras (EPAL - PPF 14)

O acompanhamento arqueológico adjudicado pela EPAL à ERA-Arqueologia insere-se na zona de Intervenção de Nível 1 e 2 do PDM da Cidade de Lisboa, sendo necessária a realização de um acompanhamento permanente sempre que se verificam intervenções com remoção de terras. Estes trabalhos iniciaram-se no dia 18 de Agosto de 2003, tendo terminado a 28 de Novembro do mesmo ano.

Neste âmbito, não se detectou qualquer destruição de níveis ou estruturas arqueológicas, implicando, todavia, a necessidade deste tipo de acções de prevenção, no sentido de evitar possíveis impactes. Os materiais exumados nas duas frentes, Rua da Conceição e Envolventes e Calçada Nova do Colégio e Envolventes, não apresentaram contextualização arqueológica, pressupondo, no entanto, a proximidade de níveis arqueológicos conservados.

Sublinhe-se que estas acções de acompanhamento constituem eficazes medidas de mitigação do impacte de obras de implantação de infraestruturas em meio urbano, e sobre áreas densamente povoadas ao longo dos vários séculos de ocupação humana, como é o caso do território de Lisboa.