Área de Protecção da Villa das Almoínhas, Loures

Estes trabalhos arqueológicos de diagnóstico realizados em Loures, numa área sujeita a loteamento e construção, decorreram entre os dias 11 e 31 de Outubro, 7 e 14 e 28 e 30 de Novembro de 2005. O local em questão encontra-se nas proximidades de uma outra área intervencionada arqueologicamente onde, com os trabalhos aí executados, foi identificada a Villa das Almoínhas.

Foram realizadas 29 sondagens arqueológicas escavadas por meios mecânicos e 7 sondagens intervencionadas manualmente. Os trabalhos mecânicos resultaram na identificação e registo da estratigrafia do subsolo, em que se inseriam estruturas e contextos arqueológicos enquadráveis no período romano. A identificação destas realidades permitiu a elaboração de um diagnóstico, do qual decorreu e a realização posterior de trabalhos de escavação manual que confirmaram a existência de importantes vestígios de cronologia romana.

Com a intervenção mecânica que foi realizada na abertura de duas sondagens (sondagens 1 e 2) de cerca de 60 e 80 metros, implantadas na área de um futuro acesso, foram identificadas novas realidades arqueológicas preservadas. No processo de escavação mecânica, a abertura da sondagem foi concluída ao atingir-se o substrato geológico, sendo interrompida com a identificação, caso se verificasse, de contextos arqueológicos relevantes.

Após a escavação por meios mecânicos, procedeu-se ao trabalho de limpeza e registo gráfico e fotográfico de cada uma das sondagens, bem como a interpretação do seu valor e significado científicos.

Cofinanciado por: