Centro histórico de Almeirim (saneamento básico)

As acções de acompanhamento arqueológico efectuadas na cidade de Almeirim, no âmbito da remodelação/substituição de infraestruturas de saneamento básico, abastecimento e escoamento de águas em várias ruas e zonas do centro histórico, decorreram entre 21 de Maio de 2007 e 24 de Janeiro de 2008.

Os trabalhos consistiram na abertura de valas para a criação de redes de condutas de abastecimento e escoamento de águas, tendo sido feito, sempre que possível, a remoção/substituição de condutas e caixas de água. A nível arqueológico, com o decorrer dos trabalhos, verificou-se a existência de vários níveis de aterro de diferentes épocas, no entanto referiu-se que a estratigrafia identificada já se encontrava muito alterada.

Apesar desta situação, foi possível proceder ao registo arqueológico de estruturas e realidades ainda intactas das quais se destacam os diferentes níveis de pisos de argamassa compactados em todas as ruas intervencionadas e silos na Rua Almirante Reis. Em relação a estruturas arqueológicas, destacou-se um caneiro de escoamento de águas descoberto em frente ao nº10 da Rua Almirante Reis.

Como medida de minimização de impacte, foi decidido com autorização do IGESPAR-IP a escavação integral dos contextos associados a esta realidade. Para além destes achados, foram dignos de nota os restos osteológicos e fundações de estruturas da Rua Doutor João César Henriques, nas proximidades do Largo Espírito Santo.