Palácio Alagoas, Rua da Escola Politécnica, nº 161-195, Lisboa

As acções de acompanhamento arqueológico no Palácio Alagoas, situado na Rua da Escola Politécnica, nº 161 a 195, em Lisboa, tiveram como finalidade a minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais resultantes das obras de colocação de infraestruturas de saneamento neste edifício. Os labores decorreram entre os dias 25 de Junho e 9 de Julho de 2007.

Os trabalhos de acompanhamento realizados permitiram identificar uma estrutura e a recolha de algum material arqueológico. Contudo, na maioria das áreas intervencionadas, registaram-se níveis estéreis do ponto de vista arqueológico.

Os achados arqueológicos detectados foram registados em fichas descritivas, em suporte gráfico e fotográfico. Do espólio encontrado foi recolhida uma amostragem exemplificativa das áreas intervencionadas. Sempre que houve necessidade de afectação de contextos preservados, como no caso da estrutura encontrada, procedeu-se ao seu desmonte após o seu registo gráfico e fotográfico e a respectiva autorização do IGESPAR, I.P.