CIRVER - Vale de Moinho, Carregueira, Chamusca (2ª intervenção)

Esta intervenção consistiu no acompanhamento arqueológico das obras de construção do CIRVER (Centro Integrado de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos Perigosos) na freguesia da Carregueira, concelho de Chamusca.

Os trabalhos enquadraram-se numa perspectiva de prevenção e minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais susceptíveis de afectação por parte da obra. Note-se que em intervenções anteriores neste âmbito se haviam encontrado vestígios de actividade antrópica de datas muito recuadas, remontando ao Paleolítico.

Com efeito, o acompanhamento arqueológico resultou na identificação de 8 ocorrências arqueológicas, datáveis do Paleolítico, e a confirmação de que o potencial arqueológico se reduzia às duas primeiras unidades estratigráficas.

No decurso dos trabalhos, foi assegurado o registo exaustivo das referidas ocorrências. Os materiais arqueológicos recolhidos seriam depositados na extenção local do IGESPAR, após terem sido devidamente tratados, acondicionados e inventariados.