Infraestruturas de saneamento, freguesias de Santa Maria de Belém e Restelo

Esta intervenção surgiu no âmbito da abertura de valas para infraestruturas de saneamento nas zonas da Avenida da Torre de Belém, Rua Damião de Góis, Avenida das Descobertas e Avenida D. Vasco da Gama, englobadas nas freguesias de Santa Maria de Belém e Restelo.

Realizadas de 6 Dezembro de 2007 a 29 de Agosto de 2008, as acções de acompanhamento arqueológico tiveram como finalidade a minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais a serem afectados pelos trabalhos de melhoria das infraestruturas de saneamento realizados pela SIMTEJO.

No decorrer dos trabalhos verificou-se uma acentuada esterilidade a nível arqueológico, mas não em todas as áreas intervencionadas. O acompanhamento realizado permitiu identificar sete estruturas, destacando-se entre elas um troço de muro e um colector antigo localizados na Avenida da Torre de Belém.

Os achados arqueológicos detectados foram registados em fichas descritivas, suporte gráfico e fotográfico. No caso das estruturas afectadas para a colocação das infraestruturas, foram tomadas medidas prévias de minimização, procedendo-se ao desmonte das mesmas após o seu registo e respectiva autorização do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico.