Loja IKEA de Loures

A ERA realizou trabalhos de acompanhamento arqueológico para a Empresa Soares da Costa S.A. no âmbito da construção da Loja IKEA de Loures. A obra englobou duas empreitadas distintas (edificação da loja e execução das acessibilidades viárias), tendo a primeira sido acompanhada de Fevereiro a Junho de 2009 e a segunda de Maio de 2009 a Abril de 2010.

A Loja IKEA localiza-se no lugar da «Quinta do Bom Jardim», Lezíria da Eira, concelho de Loures e distrito de Lisboa. Os solos perturbados pela obra geral abrangem toda a área envolvente do citado lugar, tendo afectado as seguintes artérias: Rua 28 de Setembro, Rua Cidade de Lisboa, Bairro das Lameiras, Rua do Bom Jardim, Terra da Anja e. Estrada Nacional 250; esta foi intervencionada ao longo dum extenso troço (desde a Rua 28 de Setembro até à Ponte de Frielas).

O objectivo da intervenção prendeu-se com a minimização de impactes negativos em eventuais vestígios de pendor patrimonial, atendendo ao potencial arqueológico do subsolo escavado (especialmente nos períodos Pré-histórico e Romano). Com efeito, o acompanhamento arqueológico das empreitadas da loja e dos acessos viários permitiu a descoberta de 22 estruturas e diversos materiais arqueológicos enquadráveis entre o Período Romano e a Época Contemporânea.

Na sequência da detecção de contextos pétreos, procedeu-se, como medida de mitigação e avaliação de potencial arqueológico, à realização de 7 intervenções arqueológicas integradas em três campanhas (Parque de Estacionamento, Rotunda 5 e Rotunda 3): cinco sondagens no âmbito da empreitada da loja e duas no âmbito da empreitada dos acessos viários.

Considerou-se que os resultados desta intervenção significaram um contributo para a construção da história local, tendo sido cumpridos os pressupostos subjacentes ao plano de trabalhos aprovados pelo IGESPAR-IP.