Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais, Chaves

Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito da obra de instalação do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais de Trás-os-Montes e Alto Douro decorreram como medida de minimização do impacte sobre o património existente no local.

Estes incluíram uma fase de acompanhamento arqueológico da empreitada, mas também a realização de sondagens arqueológicas prévias e a escavação arqueológica da área da Madalena, onde se identificaram contextos arqueológicos preservados.

A primeira fase de trabalhos, respeitante às sondagens de diagnóstico, decorreu entre 30 de Março e 28 de Abril de 2009. A segunda fase, referente à escavação da sondagem 8 e alargamento da sondagem 1, na Madalena, de 22 de Junho a 29 de Julho de 2009. A terceira, relativa às áreas 1, 2, 3 e 4, compreendidas entre a sondagem 8 e a sondagem 1A, entre 18 de Janeiro e 4 de Fevereiro de 2010. Os trabalhos de acompanhamento arqueológico foram iniciados em 16 de Março e concluídos em 9 de Abril de 2010.

No âmbito da intervenção na zona da Madalena, procedeu-se à identificação de contextos funerários preservados, nomeadamente, 8 enterramentos humanos associáveis à necrópole de um hospital de campanha contemporâneo das Invasões Francesas, e de contextos estruturais datáveis de época Romana/Medieval/Moderna.

Destacou-se a salutar articulação institucional entre as Entidades Tutelares, o Dono de Obra, a Câmara Municipal e a ERA-Arqueologia, conciliando a prossecução do empreendimento com a preservação do património cultural.