Rua do Recolhimento, n.º 35, Lisboa

Adjudicada pela Câmara Municipal de Lisboa, a intervenção executada na Rua do Recolhimento, n.º 35, no âmbito do programa de Intervenção Prioritária em Acções de Reabilitação Urbana, decorreu de 14 de Outubro a 22 de Novembro de 2011. O quarteirão encontra-se classificado como área histórica habitacional e Zona Arqueológica de Nível 1 no PDM de Lisboa.

Os trabalhos consistiram na realização de 16 sondagens de diagnóstico arqueológico, com o objectivo de caracterizar e avaliar o interesse patrimonial do local, aferir a evolução cronológica do espaço e, também, detectar eventuais preexistências e fornecer elementos que pudessem informar o projeto pensado para aquela área.

A implantação das sondagens, junto a paredes de edifícios situados na Rua do Recolhimento, n.º 35 (Pátio José Pedreira), e no Beco do Leão, visou também avaliar a fundação das respectivas paredes e permitir a obtenção de informação geotécnica para a elaboração do projecto. Para tal, após as escavações, a CML fez deslocar uma equipa especializada em geotecnia ao local.

Possibilitou-se a identificação de uma longa diacronia de ocupação, desde a Idade do Ferro à actualidade, marcada pela última ocupação dos edifícios, do pátio e do próprio arruamento, no século XXI. Na sondagem 4, registaram-se vestígios atribuídos ao período Romano republicano, nomeadamente um muro, já muito afectado por contextos posteriores. Na sondagem 2 também se identificaram vestígios do período Romano, concretamente uma estrutura negativa tipo fossa associada a materiais do século I a.c.

Como medida de minimização, foi preconizada a escavação arqueológica manual dos contextos a afectar pelas obras de reabilitação previstas. Não se excluiu a possibilidade dos contextos de cronologia contemporânea, nomeadamente, as terras associadas ao jardim do Pátio José Pedreira, serem removidos com recurso a meios mecânicos.