Lidl de Xabregas, Rua Bispo de Cochim Dom Joseph Kureethara, Lisboa

Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito da abertura de uma vala para colocação de infraestruturas eléctricas na Loja Lidl de Xabregas, Rua Bispo de Cochim Dom Joseph Kureethara, em Lisboa, foram adjudicados à ERA pela LIDL & CIA e decorreram no dia 22 de Outubro de 2013.

A programação de trabalhos preventivos de acompanhamento arqueológico permanente durante a movimentação de terras teve como objectivo aferir da eventual existência de vestígios arqueológicos afectados pelo desenvolvimento das obras, bem como efectuar a sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial.

Procedeu-se à abertura de uma vala para instalação de um novo cabo eléctrico de média tensão. Esta vala foi localizada na área de implantação de outras infraestruturas de baixa tensão, correspondendo assim a uma reabertura de contextos já afectados em período contemporâneo.

Assim, após a remoção do pavimento em calçada português, foi identificado um nível de aterro contemporâneo marcado pela presença de lixos recentes que cobria um cabo eléctrico pré-existente. Não se identificaram materiais ou contextos arqueológicos preservados.