EPAL - PRR 46 - Rua Passos Manuel e outras, Lisboa

As acções de acompanhamento arqueológico realizadas no âmbito deste projecto de melhoria da rede de distribuição de água na cidade de Lisboa – PRR 46 (Rua Passos Manuel e outras), desenvolvido pela EPAL – decorreram entre Julho de 2006 e Novembro de 2007. As áreas intervencionadas localizam-se em zonas de nível 1 e 2 do PDM de Lisboa.

A intervenção arqueológica realizou-se em quatro frentes: Rua das Olarias e envolventes; Rua Maria da Fonte e envolventes; Rua da Junqueira; e numa área que estava inicialmente afecta ao projecto PRR 24 – Rua De “O Século” e outras, concluído a 7 de Março de 2006 (Rua da Academia das Ciências, Rua da Misericórdia, Rua da Barroca, Largo da Trindade e Largo do Corpo Santo).

Durante os trabalhos de remoção de terras foram identificadas diversas estruturas de carácter patrimonial – pavimentos, caneiros, caleiras, elementos de fundação, bem como um conjunto de outras estruturas cuja funcionalidade e/ou cronologia, devido ao estado de destruição, ou à exiguidade do espaço colocado a descoberto, não foi possível determinar com inequívoca exactidão, integrando-se, contudo, nos períodos moderno/contemporâneo. O património artefactual exumado caracteriza-se primacialmente por fragmentos cerâmicos – de revestimento, cerâmica comum e vidrada.

Mais uma vez, confirmou-se no terreno a necessidade dos trabalhos de acompanhamento arqueológico. O ritmo crescente de intervenções de obras públicas e privadas pode afectar, irremediavelmente, contextos arqueológicos sem a presença de uma equipa de arqueologia que salvaguarde o nosso passado histórico para memória futura.