Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e outras, Cascais

Adjudicadas à ERA pelas Águas de Cascais, estas acções de acompanhamento arqueológico foram executadas no âmbito do projecto de substituição de infraestruturas de água e saneamento básico. Os trabalhos em questão, desenvolvidos entre 17 de Março e 28 de Junho de 2011, ocorreram no centro de Cascais e foram divididos em zonas distintas.

No decorrer desta intervenção foram registadas quatro ocorrências, todas na zona 4 (centro da vila). As duas primeiras ocorrências foram identificadas na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, correspondendo a duas estruturas em alvenaria de calcário e argamassa, de cronologia e funcionalidades indefinidas. Foi também encontrada uma estrutura de características semelhantes no Largo das Grutas, não tendo sido igualmente possível aferir a sua cronologia.

Por fim, na Rua Dr. Álvaro Lacerda e Melo, identificou-se o que poderia corresponder a um compartimento composto por três muros, no corte Norte da vala. No entanto, as limitações de espaço, inerentes aos trabalhos de obra, assim como o estado de conservação dos muros, já muito danificados pelas aberturas de vala para a colocação de estruturas de saneamento anteriores a este projecto, condicionaram a interpretação destas realidades. Neste sentido, não se descartou a possibilidade de os muros registados neste acompanhamento definirem áreas diferenciadas.