Convento de Santa Clara, Vila do Conde

Os trabalhos arqueológicos realizados em fase prévia e em fase de obra no âmbito da alteração e ampliação do Convento de Santa Clara, em Vila do Conde, para instalação de uma unidade hoteleira, decorreram entre Setembro de 2019 e Outubro de 2022. 

O grande volume de intervenções, a sua natureza extensiva e a ampla área intervencionada permitiu a identificação de um amplo conjunto de evidências patrimoniais de natureza arqueológica e arquitetónica, de relevância histórica e que demonstram a grande potencialidade e sensibilidade arqueológica do local. 

Porém, se, por um lado, as intervenções arqueológicas realizadas na primeira fase dos trabalhos foram aprofundadas e executadas de forma integral no terreno, permitindo uma devida caracterização dos contextos, por outro lado, o carácter limitado e segmentado das intervenções realizadas na segunda fase não permitiram uma profunda e completa avaliação das realidades. 

A área de maior intervenção no interior do edifício consistia num espaço originalmente aterrado e que, conforme seria previsível, não evidenciou um grande número de elementos relevantes, excepção feita obviamente ao imponente conjunto abobadado entretanto posto a descoberto. Verificou-se também que, pontualmente, os escassos vestígios claramente anteriores à construção do século XVIII foram, na maioria dos casos, afetados e desmontados quer nesta fase, quer na fase das obras de remodelação executadas no século XX.

Cofinanciado por: