Aqueduto das Águas Livres, Travessa do Noronha, Lisboa
A intervenção de conservação e restauro realizada no troço de Aqueduto das Águas Livres localizado na Travessa do Noronha, junto ao Arco de São Mamede, em Lisboa, decorreu entre os dias 12 e 27 de dezembro de 2019.
Os trabalhos consistiram em desinfestação, remoção de detritos e limpeza superficial, microestucagem e consolidação, aplicação de novo reboco de revestimento e, por último, verificação.
Com a intervenção realizada pela nossa equipa, considera-se que a operação decorreu de acordo com o que se propôs em fase inicial, seguindo os princípios éticos preconizados. Cumpriu-se o objetivo principal que seria a salvaguarda e estabilização desta estrutura, com uma abordagem metodológica o menos invasiva possível.
O troço do Aqueduto encontrava-se em mau estado de conservação, correndo grande risco de perda material, tendo esta intervenção estabilizado e dignificado o elemento patrimonial, contribuindo assim para a sua salvaguarda.