Novo Edifício de Escritórios da EDP, Rua D. Luís I, 12, Lisboa
Estes trabalhos arqueológicos foram realizados pela ERA Arqueologia na Rua D. Luís I, 12, durante o projeto de construção do Novo Edifício de Escritórios da EDP (EDP II). Revelaram uma sequência de ocupação que se inicia com evidências de uma utilização portuária da antiga praia da Boa Vista que remonta à época romana.
Na mesma praia viriam a ser depositados quatro barcos, possivelmente abandonados no século XIX, pouco antes de serem selados pelos aterros que ali viriam a criar plataformas onde foram instaladas estruturas de carácter industrial no século XIX. Os barcos encontravam-se na área ocupada por edifícios situados no quarteirão enquadrado pelo Boqueirão dos Ferreiros, a oeste, a Rua da Boavista, a norte, e a Rua D. Luís I, a sul, sensivelmente a 250 m a norte do rio Tejo.
Estes contextos foram sucessivamente escavados, registados e removidos, entre janeiro e março de 2021, mantendo-se em tanques com água doce em instalações da EDP. O registo individual e avaliação da estrutura foram efetuados entre maio e junho de 2021, incluindo a documentação de todas as madeiras com relevância científico-patrimonial determinante para a compreensão da sua utilização náutica, através da sua inventariação, modelação 3D, fotogrametria e desenho.