Ampliação da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, no Convento de São Francisco da Cidade

Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito do Projeto de Ampliação da Faculdade de Belas Artes – Fase 1, no setor nascente do conjunto edificado do ex-Convento de S. Francisco, em Lisboa, em áreas ocupadas pela PSP e recentemente desafetadas, decorreram entre os dias 22 de Fevereiro e 2 de Março de 2021.

Os trabalhos consistiram na realização de 4 sondagens de diagnóstico arqueológico com vista a verificar de forma preliminar o potencial estratigráfico e arqueológico da área de implantação do projeto, nomeadamente nas áreas afetas às remodelações previstas no Bloco 1 do edificado, bem como na área onde se prevê a construção de um novo edifício.

Em síntese, o diagnóstico arqueológico permitiu a deteção do substrato geológico caracterizado pelas margas calcárias de tonalidade esverdeada, entre cerca de 0.40m de profundidade, nas sondagens 1 e 2 localizadas no extremo Norte do Bloco 1, virado para a Rua do Capelo, e a cerca de 0.90/1.00m de profundidade nas sondagens 3 e 4 localizadas mais a Sul do Bloco 1 e no actual pátio, acompanhando a pendente natural da vertente do terreno no sentido Norte-Sul.

No âmbito da intervenção desta área, destacamos os trabalhos da sondagem 3, na qual, após a remoção dos níveis de aterro resultantes da construção do atual edifício, e possivelmente enquadrável entre finais do século XVIII e meados do século XIX, foi possível observar, a cerca de 0.90m de profundidade, a existência de uma estrutura correspondente à base de um antigo caneiro, com orientação NE-SO, constituída por tijoleira central ladeada por armagassa de cal e areia de tonalidade esbranquiçada, compacta. Esta estrutura foi implantada diretamente sobre as margas calcárias. 

Na sondagem 4 identificámos uma estrutura correspondente ao alicerce do edifício anteriormente existente no local, recentemente demolido, e possivelmente datável de meados do século XX. 

Foram ainda realizados trabalhos de análise parietal, com a abertura de 10 sondagens parietais com recurso à picagem parcial ou total dos rebocos superficiais que tinham como objectivo principal realizar uma leitura preliminar das áreas e paredes objeto de demolição ou remodelação no âmbito da desta empreitada.

Cofinanciado por: