Igreja do Senhor dos Passos, São Miguel, Açores

A história da Igreja do Senhor dos Passos, na Ribeira Grande, São Miguel, Açores, está estreitamente ligada à prestação de cuidados e auxílio dos mais necessitados, pobres e doentes. Apresentou, ao longo dos tempos, várias denominações: Ermida do Espírito Santo, Igreja da Misericórdia e, finalmente, Igreja do Senhor dos Passos.

Adjudicada pela Direcção Regional de Cultura dos Açores, a ERA-Arqueologia empreendeu o estudo da fachada desta igreja, com o objectivo genérico da elaboração de um caderno de encargos e programa de concursos para a sua recuperação.

A concretização do referido objectivo passou pela execução de vários trabalhos. Em primeiro lugar, a pesquisa documental, procedendo-se à realização de uma pesquisa histórica, partindo da análise da informação disponível ao nível da bibliografia geral e específica, bem como da consulta das bases de dados informáticas existentes e disponíveis.

Em segundo lugar, descrição arquitectónica e caracterização dos materiais e técnicas construtivas, realizada com base na observação directa e pesquisa documental. Terceiro, diagnóstico do estado de conservação, que consistiu na recolha de elementos no terreno através do levantamento fotográfico e gráfico do edifício, com mapeamento das patologias observadas e suas intensidades.

Fachada da Igreja.

Por fim, plano de salvaguarda, preconizando-se um conjunto articulado de acções que passariam, genericamente, pela limpeza e remoção de intervenções anteriores, pela consolidação total de toda a superfície e, também, pelo restauro, no sentido de promover e revelar o valor estético da fachada.

Cofinanciado por: