Parque de Estacionamento Subterrâneo de Belém

A ERA-Arqueologia levou a cabo o acompanhamento arqueológico dos trabalhos de construção do Parque de Estacionamento Subterrâneo de Belém – Parque do Infante, os quais afectaram os terrenos localizados imediatamente a sul da Casa do Governador da Torre de Belém (imóvel habitualmente conhecido como Palácio dos Governadores da Torre de Belém).

Levados a cabo entre 10 de Março e 31 de Outubro de 2003, os trabalhos incidiram sobre o acompanhamento das intervenções realizadas a nível do subsolo, e movimentações de terras decorrentes das mesmas, a fim de prevenir e minimizar a possível afectação de estruturas e outros vestígios de interesse arqueológico.

No decurso deste acompanhamento, foram colocadas a descoberto diversas estruturas coevas da Casa do Governador da Torre de Belém, referentes aos jardins da Casa do Governador da Torre de Belém, estruturas de condução de água e de saneamento, bem como um tanque. Foram também identificadas estruturas várias, de carácter recente, sem valor patrimonial. Procedeu-se ao registo gráfico (com georeferenciação à rede nacional) e fotográfico das estruturas identificadas, com valor arqueológico, e executaram-se fichas descritivas das suas características construtivas.

As estruturas foram desmontadas, de forma controlada, com acompanhamento de um arqueólogo, de acordo com as decisões do Instituto Português de Arqueologia e do Instituto Português do Património Arquitectónico.

Cofinanciado por: